Quintas Predial Ferreira & Filhos
Emblemáticas propriedades nas deslumbrantes paisagens do Douro
Quintas no Douro
A Predial Ferreira & Filhos dedica-se à exploração de duas propriedades no Douro vinhateiro: a Quinta dos Frades e a Quinta do Castelo.
Em conjunto com a gestão dos edifícios localizados em Lisboa, estas quintas, pela sua dimensão e beleza, constituem referências na região do Douro. Estão há dezenas de anos nas mãos da família Ferreira fazendo parte de um belo e extenso património.
Nos últimos anos, a empresa tem vindo a intensificar a aposta na produção vinícola, nomeadamente através do lançamento de marcas próprias.
Quinta dos Frades
Com mais de 750 anos de história e uma beleza ímpar acompanhada pelas águas do rio Douro, a Quinta dos Frades tem cerca de 200 hectares e é uma das maiores e mais belas propriedades do Douro vinhateiro.
Originalmente designada de Quinta da Folgosa, devido à localização na freguesia de Folgosa, município de Armamar, as origens da Quinta dos Frades remontam ao século XIII aquando da sua doação aos monges do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, em 1256.
Administrada durante séculos pelos monges, foi adquirida por Delfim Ferreira em 1941, que iniciou um processo de reabilitação, modernizando infraestruturas de produção e de lazer.
Incluída nas Demarcações do Douro, realizadas entre 1757 e 1761, como comprova o marco pombalino existente na propriedade, a qualidade do vinho foi reconhecida desde cedo e durante décadas foi produzido quase exclusivamente para outras casas de vinho.
Em 2008, a quarta geração de Delfim Ferreira decide aproveitar as potencialidades das vinhas, iniciando uma nova era na história da Quinta. É produzido o primeiro vinho de mesa com a marca “Quinta dos Frades” e o reconhecimento conquistado levou à criação de novos vinhos de marca própria, incluindo uma edição especial dedicada ao Comendador Delfim Ferreira e um notável Vinho do Porto Vintage.
Quinta do Castelo
A Quinta do Castelo insere-se na zona demarcada do Douro vinhateiro, Baixo Corgo, no concelho de Santa Marta de Penaguião.
Os registos mais antigos da Quinta do Castelo recuam até ao século XIX, onde, na época, a qualidade do vinho e do azeite produzidos já eram de qualidade reconhecida.
Adquirida por Delfim Ferreira em 1941, a Quinta do Castelo foi sendo aumentada nas décadas de 1940 e 50, com a aquisição e anexação de várias parcelas vizinhas, transformando-a numa das quintas de maior produção de vinho e de azeite da região, atualmente com 43 hectares.
Bucólica e pitoresca, a paisagem da Quinta do Castelo é pautada por vales pintados de extensos vinhedos, onde aqui e ali surgem pinceladas brancas das quintas e solares brasonados que caracterizam esta região. A localização geográfica permite uma vista panorâmica de excelência, onde se pode contemplar esta opulenta zona vinhateira.
Inserida na Região Demarcada do Douro, atualmente a Quinta do Castelo produz todos os vinhos brancos da marca Quinta dos Frades.